RSS Santa Clara do Sul - RS Notícias de Santa Clara do Sul/RS Tue, 23 Jul 2019 13:30:19 -0300 Tue, 23 Jul 2019 13:30:19 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://www2.urubici.sc.gov.br/rss Portal da câmara é 100% transparente Wed, 17 Jul 2019 12:09:02 -0300 https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1084/?portal-da-camara-e-100-transparente.html https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1084/?portal-da-camara-e-100-transparente.html O Tribunal de Contas do Estado (TCE) publicou recentemente o levantamento feito em 2018 que avaliou os sites das prefeituras e câmaras de vereadores do Rio Grande do Sul. Tanto o portal do Executivo como do Legislativo de Santa Clara do Sul atenderam todos os quesitos e receberam a nota máxima em transparência.

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, o resultado vem ao encontro de um dos propósitos de governo, que é ser transparente em todas as ações realizadas pela administração municipal. “Os contribuintes devem ter acesso cada vez mais facilitado a informações relacionadas à municipalidade”, observa.

Kohlrausch salienta que essa avaliação do TCE também é reflexo da remodelação do site do município realizada no ano passado com o objetivo de aprimorar os serviços à população. Entre as melhorias estão o estilo mais moderno, a transparência dos dados públicos e a facilidade de os usuários buscarem as informações de seu interesse. O portal pode ser acessado pelo endereço www.santaclaradosul.rs.gov.br.

A presidente da Câmara de Vereadores, Helena Herrmann, também associa o resultado ao esforço realizado no sentido de atualizar o portal para que atendesse as necessidades dos usuários. “Ainda em 2017 o Legislativo passou a ter um novo site com o objetivo de ampliar o relacionamento com a comunidade, oportunizando acesso de maneira mais prática e simples a informações, dados e serviços públicos”, salienta.

Helena destaca a importância de os órgãos públicos melhorarem cada vez mais a comunicação com o povo, garantindo transparência e uma participação mais ativa dos cidadãos. O portal de Câmara de Vereadores pode ser acessado pelo endereço www.santaclaradosul.rs.leg.br.]]>
Qualificação dos jovens é destaque na Câmara Tue, 16 Jul 2019 16:44:47 -0300 https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1083/?qualificacao-dos-jovens-e-destaque-na-camara.html https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1083/?qualificacao-dos-jovens-e-destaque-na-camara.html A aula inaugural do programa de qualificação da juventude de Santa Clara do Sul ocorrida dia 8 de julho, na Escola Estadual, foi motivo de destaque da presidente do Legislativo, Helena Herrmann (MDB), na sessão realizada na semana passada.

A vereadora participou da solenidade e enalteceu a importância dessa iniciativa do governo municipal em preparar os jovens para o mercado de trabalho. “Vi muita vontade de aprender nesses 60 jovens que se inscreveram para participar dos três módulos do curso. É muito legar ver que todas as vagas foram preenchidas”, salientou.

Helena recordou do projeto aprovado pelos vereadores no dia 15 de abril autorizando o Executivo a investir mais de R$ 30 mil para a realização dessa capacitação. “Parabenizo o prefeito Paulo Kohlrausch e a coordenadora do Departamento de Desporto e Juventude, Cátia Kolling, por viabilizarem essa iniciativa aos jovens do município”, mencionou.

A vereadora também frisou a parceria realizada com a Escola Estadual. “Como o prefeito colocou na sua fala, os alunos das redes municipal e estadual de Santa Clara do Sul devem ter as mesmas oportunidades de desenvolvimento, afinal todos são estudantes do município”, comentou.

Helena ainda enalteceu o fato de o programa beneficiar os jovens que estão na expectativa de arrumar um emprego e precisam se qualificar. “Vale ressaltar o envolvimento do Conselho Municipal da Juventude”, enfatizou.

 

Festival de danças alemãs

Helena também elogiou o festival de danças alemãs realizado no Clube Centro de Reservistas no dia 6 de julho em comemoração ao 27º aniversário do grupo anfitrião, Frölicher Kreis. “Chamou a atenção a organização e a maneira como se apresentaram. Merecem nossos parabéns e estímulo para que continuem. A dança faz com que esses jovens ocupem seu tempo com coisas saudáveis”, destacou.

De acordo com a vereadora, em torno de 20 grupos de várias regiões do Estado participaram do encontro. “Convidei o Frölicher Kreis para que venha apresentar o seu trabalho no Legislativo. É elogiável a disposição dos integrantes do grupo, que mantém viva a cultura germânica no município”, disse. O Frölicher Kreis é coordenado por Alan Patrick e Luisa Rambo. O presidente é Paulo Weber.

]]>
Aprovado convênio com a UPA Tue, 09 Jul 2019 09:34:33 -0300 https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1082/?aprovado-convenio-com-a-upa.html https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1082/?aprovado-convenio-com-a-upa.html O único projeto em pauta na sessão da semana passada, dia 3 de julho, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Ele autoriza o Executivo a firmar convênio com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Lajeado. O valor mensal será de R$ 1,00 por habitante.

O contrato prevê o atendimento aos moradores de Santa Clara do Sul dentro do conjunto de serviços de urgência e emergência 24 horas, não hospitalares. Está prevista a utilização da ambulância de Lajeado em caso de necessidade de transferência de pacientes da UPA para o Hospital Bruno Born.

Os pacientes encaminhados receberão atendimento conforme a classificação de risco e as normas e portarias vigentes para o funcionamento da UPA, estando inclusos exames, medicamentos e procedimentos disponíveis na unidade.

 

Plano Diretor

Márcio Haas (PTB) parabenizou a administração municipal pelo projeto de revisão do Plano Diretor apresentado na sede do Legislativo, durante audiência pública, antes da sessão ordinária. Segundo ele, foi realizado um excelente trabalho técnico pela equipe responsável.

O vereador também elogiou o fato de o Executivo dialogar com os agricultores e buscar alternativas para viabilizar a atividade agrícola dentro da zona urbana. “Pena que os produtores não entenderam tão bem. Inclusive, foi realizado um plano de manejo e boas práticas pela Emater e Departamento de Meio Ambiente que prevê uma forma adequada de plantio na área urbana da cidade”, observou.

Haas lembrou que por várias vezes recebeu ligações de moradores reclamando do fato de os produtores estarem utilizando agrotóxicos perto das suas residências. E da mesma forma, disse ter sido questionado pelos agricultores sobre notificações recebidas do Ministério Público, que cobra o fato de estarem passando veneno nas propriedades. “Então, o que se buscou foi um diálogo com os produtores para se chegar num acordo sobre a melhor forma de plantio”, destacou.

O vereador ainda recordou que em 2009, junto com o então colega da prefeitura Jaimir Marttens e a equipe do IBGE, elaborou um projeto que já previa a divisão por bairros em Santa Clara do Sul. “Parecido com o que foi apresentado hoje para nós nessa audiência pública”.

Haas frisou que antes as localidades do interior eram consideradas como centro do município e que depois foi realizada uma divisão, o que ocorreu em 2010. “Isso dificultava o trabalho dos correios. A José Francisco Allgayer, por exemplo, era uma estrada geral. E hoje inclusive já está pavimentada”, salientou.

]]>
Artesãs divulgam trabalho na Câmara Wed, 03 Jul 2019 08:15:50 -0300 https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1081/?artesas-divulgam-trabalho-na-camara.html https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1081/?artesas-divulgam-trabalho-na-camara.html A sessão da semana passada, dia 23, teve a participação das integrantes da Associação de Artesãos de Santa Clara do Sul (Assarte). No mês de junho a entidade expôs seus trabalhos no Legislativo, dentro do projeto Comunidade na Câmara, que abre o espaço para entidades, grupos e instituições divulgarem suas atividades e terem uma maior proximidade com o Legislativo.

Na oportunidade, a presidente da Assarte, Bárbara Thomas, usou o espaço da tribuna para repassar algumas informações sobre a entidade, que foi fundada em 19 de fevereiro de 2014 e funciona no prédio do Centro Cultural. “A nossa associação tem como finalidade difundir a cultura do artesanato e resgatar as técnicas que praticamente estão em extinção. Divulgamos nossos trabalhos em feiras, redes sociais e há a venda direta, individual, de cada artesã”, observou.

Composta por 8 artesãs, a entidade apoia causas sociais e que proporcionam o embelezamento da cidade. “Trabalhamos na ornamentação dos espaços públicos nas épocas das datas comemorativas, como Páscoa e Natal. Também confeccionamos materiais para uso diário nos setores públicos, apoiamos atividades recreativas e fizemos parte do Conselho Municipal de Assistência Social”, informou a presidente da Assarte. Ainda agradeceu a presidente da Câmara, Helena Herrmann, por ter cedido o espaço para a entidade divulgar seu trabalho.

Helena Herrmann saudou o trabalho desenvolvido pelas integrantes da Assarte. Segundo ela, a entidade tem uma parceira muito importante com a administração municipal no sentido de ajudar na ornamentação da cidade, principalmente nos períodos de datas comemorativas. “Sempre que precisarem de nós, estaremos à disposição”, enalteceu.

Márcio Haas elogiou a presença da Assarte. “É um belo trabalho que fazem, estão todos de parabéns”, salientou. Também ressaltou a iniciativa da colega Helena de trazer a comunidade mais perto do Legislativo. “Estamos sempre discutindo assuntos importantes para ajudar o município a se desenvolver. A Câmara deu um passo à frente. Tem muita discussão, mas não politicagem. E ver essa evolução é muito gratificante”, frisou.

 

Saúde

Haas também falou do pedido feito à Secretaria Municipal da Saúde para que informe os custos com o Hospital Bruno Born (HBB). Segundo ele, é importante destacar esforço do município em oferecer um atendimento de qualidade à população. “Recentemente aprovamos o aditamento do contrato com o hospital. Os valores aumentarem bastante, mas não temos como fechar essa porta para a nossa população. Porém, é importante saber que o SUS quem paga quase na sua totalidade é o município”, observou.

Helena questionou o fato de os órgãos fiscalizadores apontarem tudo o que ocorre nos municípios, mas não terem a mesma exigência em relação aos governos estadual e federal. “Por que não apontam o fato de a prefeitura precisar custear valores que deveriam ser pagos pelo SUS. Também não é apontado que o Estado está deixando de passar dinheiro para as prefeituras”, questionou a vereadora, cumprimentando o governo municipal pelo excelente trabalho prestado à população, mesmo tendo de arcar com todos os custos e serviços.

 

Auxílio a entidades

Marcelo Foltz se manifestou sobre o pedido feito ao governo municipal para que viabilize uma forma de contribuir com as comunidades e associações do município. “Antes a administração até podia ajudar financeiramente, mas a lei mudou e não tem mais como passar dinheiro. Então, seria importante encontrar uma alternativa para que as entidades não fiquem desassistidas”, mencionou.

]]>
Câmara autoriza contratação de enfermeiro Wed, 05 Jun 2019 09:16:05 -0300 https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1080/?camara-autoriza-contratacao-de-enfermeiro.html https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1080/?camara-autoriza-contratacao-de-enfermeiro.html Os dois projetos em pauta na sessão da semana passada, dia 29 de maio, foram aprovados por unanimidade pelos vereadores. Um deles autoriza o Executivo a contratar de maneira temporária, mediante Processo Seletivo Simplificado, um enfermeiro(a) para atuar na Unidade Básica de Saúde. As inscrições estão abertas até 10 de junho.

A carga horária é de até quarenta horas semanais e a remuneração, de R$ 3.243,60 mensais, além dos benefícios. O período de atuação é de um ano, podendo ser prorrogado até 30 de dezembro de 2020.

Outra matéria aprovada possibilita uma readequação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), criado em 2003 pela Lei nº 893 com o propósito de adotar procedimentos na inspeção industrial e sanitária de todos os produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, sejam ou não adicionados de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito, em nível municipal.

O objetivo do governo municipal é aderir ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Neste sentido são necessários ajustes para atender as exigências dos órgãos que analisam e aprovam o sistema. A adesão ao Susaf possibilitaria a venda de produtos de origem animal produzidos em Santa Clara do Sul fora do território municipal.

 

Educação

O suplente de vereador Estevão Heisler (MDB) aproveitou o espaço da tribuna para citar algumas ações desenvolvidas na área da educação. “Venho de uma família de professores e tenho muito orgulho e admiração por esta classe”, salientou.

Um dos destaques foi a captação de um recurso superior a R$ 2 milhões para a construção da nova escola de educação infantil. “Este será o maior investimento com recursos externos da história de Santa Clara do Sul. É muito bom debater sobre isso enquanto cidadão, enquanto futuro pai, enquanto empresário que investe na nossa cidade e quer vê-la progredindo”, ressaltou.

Heisler fez uma menção especial quanto à premiação de Santa Clara do Sul no Prêmio Educação Empreendedora do Sebrae. Frisou que o município ficou em segundo lugar entre todas as escolas gaúchas no prêmio que reconhece as boas práticas do ensino na área de empreendedorismo, projeto este que foi desenvolvido em 2018 pelos alunos do 3º ano da EMEF Sereno Heisler. Um dos destaques desse projeto foi a criação de uma loja chamada SUCATA POP, cujo propósito foi arrecadar e transformar sucatas em brinquedos.

O vereador também informou alguns números relacionados à educação. São mais de 700 crianças em turno integral cuidadas por 144 colaboradores. Outro destaque, segundo ele, é o Departamento de Esportes e Juventude, que atende mais de 480 crianças e jovens nas escolinhas esportivas de vôlei, futebol, futsal, karatê e ginástica artística. Além disso, outras 570 crianças, jovens e adultos são atendidos pelo Departamento de Cultura por meio de aulas de música e instrumentos, aulas de canto, orquestra, banda marcial, bandas jovens, coral e aulas de dança.

Outro assunto realçado foi o trabalho realizado pela administração municipal para zerar a fila por vagas na educação infantil, que no início do atual governo era de 74 crianças. Além disso, mencionou o vereador, foram encerradas as turmas multisseriadas com vistas à melhor qualidade de ensino e implementada uma gestão estratégica com trabalho específico voltado para múltiplas inteligências, como educação emocional, ambiental, empreendedora, fiscal e financeira.

Heisler destacou que Santa Clara do Sul investe muito mais do que a legislação determina em educação. Neste ano, o montante passa dos R$ 7 milhões, sendo quase R$ 260 mil apenas na qualidade da alimentação das crianças. “Lembro que mais da metade da merenda escola já é orgânica. Ao todo, o município investe quase R$ 750,00 por mês com cada criança”, comentou.

Por fim, o vereador salientou a ação realizada na rede municipal de ensino em alusão ao Dia do Abraço. “À tarde, quando saía da loja, me deparei com uma turminha de alunos que distribuiu abraços no centro da cidade. Este pequeno ato tem um significado gigantesco. Mostra que nossas crianças estão aprendendo valores que irão colaborar para que se tornem homens e mulheres de valor”, frisou. Agradeceu e parabenizou o prefeito Paulo Kohlrausch, vice Fabiano Immich, secretário Mauro Heinen e a todos os servidores municipais.

 

Coleta seletiva

Helena Herrmann (MDB) falou do curso de formação e educação ambiental promovido pela Univates em Santa Clara do Sul por meio do Consórcio Cipae G8. “Participei como representante da Câmara de Vereadores. Várias outras entidades e órgãos também estiveram representados”, salientou. Segundo ela, a ideia é formar multiplicadores que auxiliem na divulgação e conscientização da comunidade sobre a coleta seletiva de lixo que será implantada no município futuramente.

A vereadora destacou a importância de as pessoas terem conhecimento sobre a separação correta dos resíduos. “Hoje o lixo é separado como seco, rejeito e orgânico. Nessas reuniões também ficou claro a relevância da educação ambiental, considerando o longo tempo que alguns materiais levam para se decompor”, ressaltou. Uma das primeiras ações a serem implantadas no Legislativo, conforme a presidente da casa, é eliminar o copo plástico e substituir por um reutilizável.

Helena também se manifestou sobre a visita de uma comitiva com 70 pessoas de 15 municípios do oeste do Paraná par conhecer o modelo de gestão de Santa Clara do Sul. “Achei o máximo um grupo de líderes de um outro Estado vir ao nosso município para ter conhecimento das experiências locais de gestão pública e saber do prefeito como ele fez para alavancar o município. O grupo interagiu muito fazendo perguntas e visitou uma floricultura e uma propriedade de orgânicos. Ser referência para municípios de tão longe é um orgulho. Parabenizo o prefeito que desde 2005 trabalha para colocar Santa Clara no topo”, finalizou.]]>
Câmara autoriza contratação de agente de saúde Tue, 28 May 2019 21:52:38 -0300 https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1079/?camara-autoriza-contratacao-de-agente-de-saude.html https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1079/?camara-autoriza-contratacao-de-agente-de-saude.html O único projeto de lei em pauta na sessão da semana passada, dia 22, foi aprovado pelos vereadores. A matéria autoriza o Executivo a contratar, em caráter temporário e atendendo excepcional interesse público, um agente comunitário de saúde em substituição a titular afastada por motivo de licença-saúde e auxílio-doença.

O período inicial de atuação é até 2 de maio de 2020, podendo ser prorrogado enquanto perdurar o afastamento da titular. A contratação será precedida de Processo Seletivo Simplificado.

]]>
Câmara aprova crédito para construção de escola Tue, 21 May 2019 21:15:05 -0300 https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1078/?camara-aprova-credito-para-construcao-de-escola.html https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1078/?camara-aprova-credito-para-construcao-de-escola.html Os vereadores aprovaram dois projetos na sessão da semana passada, dia 15 de maio. Um deles autoriza o Executivo a abrir um crédito especial de até R$ 2.433.125,32. Trata-se de recurso oriundo do Ministério da Educação por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) a ser utilizado para a construção do prédio que abrigará a nova escola de educação infantil (Emei).

A próxima etapa é a realização de processo licitatório para definir a empresa que fará a obra. A Emei será edificada a partir de um projeto padrão, sendo que o prédio terá 1.318 metros quadrados de área.

Gilmar Hermes (PTB) usou o espaço da tribuna para enaltecer a importância do projeto. “Como vereador e ex-secretário da Educação, entendo muito bem a relevância dessa obra. Nosso município está na contramão da realidade nacional. Enquanto grande parte das cidades passa por dificuldades econômicas, Santa Clara do Sul tem a possibilidade de viabilizar uma obra desse porte à comunidade”, destacou.

De acordo com o vereador, a construção da nova Emei será o maior investimento público com recursos federais da história de Santa Clara do Sul. “Parabenizo o secretário Mauro Heinen e o prefeito Paulo Kohlrausch, que a partir das suas articulações políticas, com apoio do deputado e atual ministro Osmar Terra, conseguiu esse recurso que trará muitos benefícios à nossa população”, salientou.

Hermes lembrou que a implantação da nova escola de educação infantil integra o Plano de Governo. Hoje 280 crianças são atendidas em turno integral no atual prédio da Emei. “Será mais um marco que entrará na história de Santa Clara do Sul. Diante de todos os problemas e crises em nível nacional, temos a felicidade de anunciar um investimento tão importante para o futuro do nosso município”, frisou.

Márcio Haas (PTB) também ressaltou a relevância da construção da nova Emei. Aproveitou para agradecer aos vereadores por sempre aprovarem os projetos que visam melhorar a qualidade de vida da população.

 

Hospital Bruno Born

Outra matéria aprovada permite que a administração municipal firme termo aditivo ao convênio com o Hospital Bruno Born (HBB) visando à prestação de serviços médico-hospitalares aos cidadãos do município, em caráter de urgência e emergência, a partir de 1º de junho de 2019.

Com as alterações, o valor mensal pago pelo município sobe de R$ 2,90 a R$ 5 por habitante para atendimento de plantão. Outros reajustes se referem à internação cirúrgica, honorários de médico anestesista, atendimento de ginecologia e obstetrícia, uso de medicamento para pacientes vítimas de AVC, uso de medicamento e de OPME, uso de cateter central, parto, nascimento gemelar, dieta enteral ou parenteral, endoscopia e medicamento classificado como “imunoterapia”.

Gilmar Hermes mencionou que apesar de serem valores altos, o município não tem como cessar os atendimentos aos pacientes. Nesse sentido, solicitou atenção por parte da diretoria do hospital para que reveja a política de aumento abusivo dos custos. “Dessa forma, dificilmente os municípios irão aguentar”, mencionou.

Márcio Haas também considera os valores muito elevados. Porém, citou a necessidade de o município manter os atendimentos à população. “Por trabalhar no ramo da saúde, vi o hospital fechando as portas para nós por diversas vezes. É importante todos nós ficarmos atentos, porque pelos valores investidos pelo município devemos receber um serviço de qualidade. O atendimento deve ser proporcional ao investimento”, observou.

O vereador ainda se referiu ao projeto aprovado recentemente que abre crédito de R$ 100 mil para investimentos na educação.  A quantia provém do retorno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que desde 2018 tem gerado resultados financeiros positivos ao município.

Haas elogiou o colega Gilmar Hermes pelo esforço que teve na época da implantação do turno integral, quando ocupava o cargo de secretário municipal da Educação. “Sei o quanto você lutou para trazer o turno inverso a Santa Clara. Hoje o resultado está aí, com turno integral em todas as escolas do município e gerando um superávit ao governo municipal”, enalteceu.

Segundo o vereador, é muito gratificante estar num cargo público e poder contribuir para o bem da comunidade. “No período em que fui secretário municipal de Obras, também buscava informações para melhorar os serviços oferecidos. Essas coisas não podem ser esquecidas. Quanto se tem um objetivo, tem que correr atrás para conquistar ele”, disse.]]>
Governo comprará área histórica Tue, 14 May 2019 15:07:59 -0300 https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1077/?governo-comprara-area-historica.html https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1077/?governo-comprara-area-historica.html Um dos locais com maior riqueza cultural e histórica de Santa Clara do Sul, a antiga área de beneficiamento de fumo localizada em Picada Santa Clara, interior do município, será adquirida e reformada pelo governo municipal. Na semana passada, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto que autoriza o Executivo a abrir crédito suplementar de até R$ 430 mil visando à compra do imóvel. Em dezembro de 2018, o Executivo já havia declarado o local como utilidade pública.

A área será reformada e transformada num espaço que receberá ações e investimentos voltados ao programa Santa Clara Mais Saudável, além de futuros projetos sociais e culturais. Entre os propósitos está a implantação de um parque agroecológico no local visando ao beneficiamento dos alimentos orgânicos produzidos no município.

A proposta de compra é de R$ 450 mil, cujo valor foi aprovado pela proprietária Rosângela Ruschel e pela Comissão de Avaliação de Imóveis do município. A área tem mais de 2,1 hectares, onde estão localizados o prédio da antiga fumageira e outros imóveis.

Gilmar Hermes (PTB) enalteceu a aquisição da área. Segundo ele, essa é a melhor compra que o governo fez até o momento. “Fico muito feliz com o projeto aprovado. Trata-se de um espaço enorme que poderá ser utilizado para várias finalidades. Além disso, está muito bem situado, com asfalto até em frente ao prédio”, frisou.

Hermes salientou que um dos objetivos é transformar parte da área num espaço para a instalação de agroindústrias. Destacou, ainda, a possibilidade do local ser utilizado para diversos outros fins, como museu e casa de cultura. “O prefeito e toda a equipe estão de parabéns por preservarem e valorizarem a cultura e a história do nosso município. Trata-se de um valor baixo levando em conta o tamanho que a estrutura tem”, observou.

Helena Herrmann (MDB) também ressaltou o projeto. “Fico muito feliz pela aquisição dessa área histórica. É uma valorização do nosso interior, estimulando a permanência das pessoas na zona rural. A compra vai ser importante para todos”, disse.

A vereadora também enalteceu a aprovação da matéria que permite o governo municipal abrir um crédito especial de R$ 100 mil que será utilizado para investimentos na educação. A quantia provém do retorno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que desde 2018 tem gerado resultados financeiros positivos ao município. “Quanto mais alunos o município possui, maior será o repasse do Fundeb”, comentou.

 

Rotary Club de Santa Clara do Sul

Na sessão da semana passada, 8 de maio, o presidente do Rotary Club de Santa Clara do Sul, Cristiano Monteiro, usou o espaço da tribuna para divulgar ações da entidade, que neste mês expõe os seus trabalhos no Legislativo. A ação faz parte do projeto Comunidade na Câmara.

Monteiro informou que o Rotary local foi fundado em dezembro de 2015 e hoje possui 14 integrantes, que trabalham de maneira voluntária em prol da comunidade. “Embora seja pequeno, o nosso grupo é muito qualificado e comprometido, sendo composto por pessoas de diferentes áreas e profissões”, salientou.

Entre os trabalhos desenvolvidos está o brechó, que ocorre toda quinta-feira, das 10h às 15h30min, na sala onde funcionava o setor de modelagem da antiga Calçados Andreza. “Vendemos roupas, acessórios e outros materiais oriundos de doações por valores irrisórios. E o dinheiro arrecadado é revertido em benefício à população”, frisou.

Segundo o presidente, o Rotary fez uma parceria com a Escola Municipal Sereno Afonso Heisler no mês passado para que os pais e alunos fizessem doações. Da quantia arrecadada com a venda dos produtos, 80% será revertido ao colégio, somando em torno de R$ 1,3 mil. Em maio a atividade será desenvolvida com outra escola.

Outro destaque é a criação de um banco ortopédico, que conta com diversos materiais, como camas hospitalares, cadeira de rodas, cadeira de banho e muletas. “Conforme as nossas arrecadações, a gente vai comprando materiais e emprestamos para quem necessita. Tem uma carência de 30 dias em que a gente não cobra nada. Depois, o valor é de um real por dia”, esclareceu.

Monteiro também mencionou a realização de palestras sobre drogas e sexualidade, como a que ocorreu na Escola Estadual, nas quais são recolhidos alimentos e materiais a serem doados a famílias carentes ou instituições do município. Outra ação é o Natal Solidário. “A gente arrecada dinheiro, compra brinquedos e faz doações. É um trabalho voluntário muito gratificante”.

O baile anual do Rotary também é uma importante forma de arrecadação da entidade. Neste ano, o evento ocorrerá no dia 8 de junho, no Salão Paroquial, com início às 20h. Os cartões já podem ser comprados com os integrantes do Rotary.

Presidente da Câmara, Helena Herrrmann agradeceu a presença da entidade. Também parabenizou os integrantes pelo trabalho realizado. “Eu atuo em duas entidades sociais, a Liga de Combate ao Câncer e o Consepro, e sei como é difícil trazer retorno e resultados às pessoas”, salientou. Segundo ela, a liga já foi beneficiada e agora o Consepro também receberá um auxílio do Rotary.]]>
Câmara aprova a implantação da ouvidoria Tue, 07 May 2019 21:05:48 -0300 https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1076/?camara-aprova-a-implantacao-da-ouvidoria.html https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1076/?camara-aprova-a-implantacao-da-ouvidoria.html Os vereadores aprovaram três projetos de lei do Executivo e uma resolução do Legislativo na sessão realizada na semana passada, dia 2 de maio. Uma das matérias cria a ouvidoria do município, a qual já estava funcionando de maneira parcial desde 2018 e que será oficializada a partir da metade deste ano.

Esse é mais um canal de atendimento às manifestações dos usuários dos serviços públicos, que poderão fazer suas manifestações (reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações) por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site do município (www.santaclaradosul.rs.gov.br), por correspondência convencional, de maneira presencial no Centro Administrativo e por telefone.

Entre as atribuições da ouvidoria está o recebimento, a análise e a resolução das demandas dos usuários, a elaboração de um relatório anual de gestão e a criação de uma carta de serviços oferecidos pelo governo municipal. O objetivo é promover a participação dos usuários na administração pública, acompanhar a prestação de serviços e prestar um atendimento de qualidade aos usuários.

A exemplo do governo municipal, a Câmara de Vereadores também passará a ter a ouvidoria oficial. Porém, a resolução aprovada na sessão passada estabelece uma legislação específica ao Legislativo, de acordo com a sua estrutura de serviços oferecidos aos usuários.

Outro projeto autoriza o Executivo a firmar convênio com a Sociedade Beneficência e Caridade de Lajeado (Hospital Bruno Born) visando à prestação de serviços médico-hospitalares aos cidadãos do município, pela Central de Convênios, a partir de 1º de abril de 2019. Tais serviços contemplam consultas eletivas e clínicas, chamados de especialistas, cirurgias eletivas, exames de apoio ao diagnóstico e terapia.

Por fim, foi aprovada a matéria que permite o governo municipal abrir um crédito suplementar de R$ 197.700,00, atendendo as novas orientações quanto à classificação de todos os serviços terceirizados da Tecnologia da Informação e Comunicação que requerem algumas adequações no orçamento do presente exercício. Trata-se de um remanejamento de recursos.]]>
Moradores se unem por uma vizinhança solidária Wed, 01 May 2019 19:17:56 -0300 https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1075/?moradores-se-unem-por-uma-vizinhanca-solidaria.html https://www2.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1075/?moradores-se-unem-por-uma-vizinhanca-solidaria.html Santa Clara do Sul – Representantes do loteamento Parque das Flores (antigo Condomínio Andreza) participaram da sessão do Legislativo realizada na semana passada, dia 24 de abril. Na oportunidade, o fundador do projeto Vizinhança Solidária, Jonas Marques, usou o espaço da tribuna para apresentar o funcionamento da iniciativa. Ele é um dos 19 responsáveis por desenvolver a ação na comunidade. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e resgatar o espírito da boa vizinhança, trazendo segurança e bem-estar aos moradores.

Marques destacou que o projeto surgiu da necessidade da criação de um canal de comunicação pelo WhatsApp entre os vizinhos, principalmente após o momento em que foi registrada uma série de roubos e assaltos na comunidade. “Buscamos trabalhar a segurança preventiva, estimulando a unidade cada vez maior entre os moradores, uns ajudando os outros. Quando observamos algum sinal de perigo, colocamos avisos no grupo e todos ficam atentos”, informou.

Segundo o idealizador da iniciativa, o projeto não atua apenas na área da segurança. “Mês passado, quando a casa de uma família pegou fogo e ela perdeu tudo o que tinha, nós começamos uma pequena campanha no grupo para arrecadar comida, móveis e roupas. E para nossa felicidade, conseguimos muitas doações e ajudamos a família”, ressaltou.

Marques observou que desde o momento em que o grupo do projeto Vizinhança Solidária começou a funcionar, no dia 15 de dezembro de 2018, não foi registrada mais nenhuma ocorrência na comunidade. Além do grupo no WhatsApp, a iniciativa conta com placas de divulgação instaladas nas moradias, um fórum online privado para discutir assuntos de interesse da comunidade e um conselho responsável por administrar o projeto, formado por 19 vizinhos. A próxima ação é criar uma página no Facebook para divulgar informações de interesse dos moradores.

Pensando em fortalecer ainda mais a comunidade, em agosto o grupo realizará um almoço de confraternização nas dependências do Clube Esportivo. O objetivo é manter esse evento anualmente para que os moradores possam interagir e se conhecer melhor. “Com o apoio de todos, conseguiremos morar num bairro bonito, organizado e seguro para as nossas famílias. São essas iniciativas que contribuem para um Brasil e um mundo melhor. Estou muito feliz em representar as famílias da nossa comunidade, que são pessoas trabalhadoras, honestas e do bem. Podem contar comigo para continuar com esses projetos”, finalizou Marques.

A presidente da Câmara, Helena Herrmann (MDB), parabenizou a comunidade do loteamento Parque das Flores pela iniciativa. “Importante buscar alternativas para ampliar a segurança da nossa população”. Ela aproveitou para citar o convênio firmado pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) do município com a Certel Energia visando garantir mais segurança à população.

A campanha permite ao cliente da distribuidora de energia autorizar o acréscimo de R$ 1 mensal na sua conta de luz, a ser revertido em prol do fortalecimento da segurança pública local.  O objetivo é oferecer melhores condições de trabalho à Brigada Militar (BM) do município. Com o atual número de 300 assinaturas são arrecadados em torno de R$ 450 mensais.

Outro auxílio enfatizado pela vereadora é o repasse de R$ 2 mil por parte da Cooperativa Sicredi, valor que viabilizou a compra de um aparelho celular e de um plano de internet móvel à BM. Da mesma forma, Helena ressaltou o recurso conquistado pelo Consepro, no valor de R$ 5.364,00, usado para a compra de uma impressora laser, cadeiras giratórias e uma lanterna à BM do município.

O aumento do efetivo é outra demanda do Consepro. “Fizemos uma carta dirigida ao Comando Regional da Brigada Militar citando todas as ações que estamos fazendo em prol da segurança do município e, em contrapartida, solicitamos o reforço no efetivo. Assim como nós estamos nos mobilizando, esperamos que eles se sensibilizem e ampliem o número de soldados”, salientou a vereadora.

 

Qualificação da Juventude

Márcio Haas (PTB) se disse feliz em ter representado o Legislativo no lançamento do Programa Municipal de Qualificação da Juventude, ocorrido no dia 23 de abril.  “Esse é um projeto fantástico de profissionalização dos jovens do município. Porém, senti pouco entusiasmo por parte dos alunos. É importante que aproveitem essa oportunidade e que os pais estimulem seus filhos a participaram das oficinas. Parabenizo a administração municipal pela iniciativa, que será realizada em parceria com o Senac e Escola Estadual”, mencionou.

 O vereador também falou dos problemas de infiltração registrados seguidamente no prédio da Câmara após os períodos de chuva mais intensa. “A gente sempre foi contra a aquisição desse prédio onde funciona o Legislativo, mas não tivemos força suficiente na época para evitar a compra. E agora temos enfrentado de maneira cada vez mais frequente essas situações de infiltração de água. Devemos cobrar a administradora do prédio para tomar as medidas necessárias”, salientou.

 

Projetos aprovados

Dois projetos foram aprovados pelos vereadores na sessão da semana passada. Um deles altera a redação do art. 36, da Lei Municipal nº 1666/2011, que dispõe sobre os Quadros de Cargos Efetivos, em Comissão e Funções Gratificadas, estabelece o Plano de Carreira e Pagamento e dá outras providências.

Outra matéria autoriza que o Executivo abra um Crédito Suplementar no valor de até R$ 160 mil visando à compra de uma retroescavadeira nova. O objetivo é atender cada vez melhor a comunidade.]]>